
Jane Monheit
28/09/2023
Scott Hamilton nasceu em 1954, em Providence, Rhode Island e durante a sua infância ouviu muito jazz através da extensa coleção de discos do seu pai e conheceu os grandes nomes do jazz. Experimentou vários instrumentos, incluindo bateria com cerca de cinco anos, piano aos seis e gaita. Scott Hamilton teve algumas aulas de clarinete quando tinha cerca de oito anos de idade, mas essa foi a única aula formal de música que ele já teve. Mesmo nessa idade ele foi atraído pelo som de Johnny Hodges, mas foi só aos dezesseis anos que começou a tocar saxofone a sério.
Mudou-se para Nova York em 1976 aos 22 anos e através de Roy Eldridge, com quem havia tocado um ano antes em Boston, conseguiu um show de seis semanas no Michael’s Pub. Eldridge também abriu caminho para ele trabalhar com Anita O’Day e Hank Jones. Embora fosse o fim da velha cena de Nova York, muitos dos grandes ainda tocavam e ele começou a trabalhar e aprender com pessoas como Eldridge, Illinois Jacquet, Vic Dickenson e Jo Jones. Roy Eldridge não fazia rodeios e podia ser extremamente crítico, algo pelo qual Hamilton sempre foi grato. Em dezembro do mesmo ano, John Bunch conseguiu com que Scott Hamilton fizesse a primeira gravação para a Famous Door e também foi responsável pelo músico se juntar a Benny Goodman.
Em 1977 formou o seu próprio quarteto, que mais tarde se tornou num quinteto. No mesmo ano Carl Jefferson ouviu Scott Hamilton e levou-o para a Concord. Mais de quarenta álbuns depois, o músico ainda grava na Concord, tendo feito muitos trabalhos a solo e outros com o seu quarteto britânico regular de John Pearce, Dave Green e Steve Brown. Ao longo do caminho Scott Hamilton fez álbuns com Dave McKenna, Jake Hanna, Woody Herman, Tony Bennett, Gerry Mulligan, Flip Phillips, Maxine Sullivan, Buddy Tate, Warren Vache, muitos com Rosemary Clooney e vários com outro dos seus mentores, Ruby Braff, com quem fez residências no Pizza Express Jazz Club em Londres, em meados da década de 1980. Ao longo dos anos Scott Hamilton também se apresentou e gravou com bandas em turnê, como Concord Jazz All Stars, Concord Super Band e Newport Jazz Festival All Stars de George Wein.
Atualmente mantem duas ou três residências com o quarteto no Pizza Express Jazz Club, clubes de jazz britânicos e festivais, incluindo Brecon, do qual é um dos patronos. Faz turnês regulares pela Alemanha, Holanda, Escandinávia, Japão, Espanha e Itália. Nos Estados Unidos atua três ou quatro vezes por ano para tocar em festivais, incluindo o festival JVC de Nova York e o Lincoln Center New York, entre outros.
As Vespas apresentam no Centro de Congressos da Madeira, sábado 24 de junho pelas 19h00: Scott Hamilton Saxofone Tenor, Paolo Birro Piano, Alfred kramer Bateria e Aldo Zunino Contrabaixo. Um concerto imperdivel na ilha da Madeira.

